segunda-feira, 7 de setembro de 2009

PLANEJAMENTO

Pessoal, segue também tudo das aulas de planejamento.

Planejamento estratégico
Estabelece os rumos da empresa para um período de longo prazo, define a missão, os valores e os objetivos a serem alcançados no período determinado. Além de, claro, como atingí-los.
É elaborado pela presidência, alta diretoria e acionistas da empresa.

Ex.: Hoje a empresa “X” fabrica 35.000 computadores/ano e fatura R$ 300.000.000,00.
Daqui 5 anos planejam fabricar 50.000 computadores/ano e faturar R$ 550.000.000,00

Planejamento tático
Interpreta os objetivos do planejamento estratégico e estabelece rumos em prazos menores para um setor ou departamento específico.
É elaborado pelos gerentes da empresa

Ex.: A empresa quer faturar R$ 500.000.000,00 daqui 5 anos.
Nos próximos 6 meses o departamento de marketing vai levantar através de pesquisa os hábitos de consumo dos prospects para definir um plano de comunicação adequado.

Planejamento operacional
É responsável pelo desdobramento do planejamento tático em ações do cotidiano.
É executado pelos colaboradores da empresa.

Ex.: Nos próximos 6 meses o departamento de marketing vai levantar através de pesquisa os hábitos de consumo dos prospects para definir um plano de comunicação adequado.
O grupo “y” vai procurar fontes primárias de pesquisa para checar se existe alguma já pronta com o perfil dos prospects.

Plano de comunicação
O Plano de Comunicação é um documento que estabelece a forma que deverá assumir a comunicação organizacional.

Componentes do plano de comunicação
- Análise das forças externas: cultura, economia, tendências que influenciam marca e produto
- Histórico da empresa: informações relevantes sobre o a empresa
- Mercado: concorrentes diretos e indiretos; sazonalidade, distribuição geográfica
- Público-alvo: com quem a empresa quer falar, suas crenças, suas atitudes, preferências, hábitos de consumo, hábitos de mídia, etc

Componentes do plano de comunicação
- Objetivos da comunicação: o que pretendemos com o plano de comunicação, onde queremos chegar e com que efeito
- Meios de comunicação: quais meios de comunicação serão utilizados para cumprir o objetivo estabelecido e quando isso acontecerá
- Avaliação de resultados: o plano atingiu seu objetivo? O que pode ser melhorado? O custo x benefício foi satisfatório?
Fases do planejamento
As fases do planejamento são 3:
- Diagnóstico
- Elaboração do plano
- Apuração dos resultados

Diagnóstico
É a fase onde se conhece o máximo sobre o cliente e o produto/serviço que faremos o plano de comunicação. Os itens bases desta fase são:
- Setor de atividade da empresa, visão e missão
- Porte da empresa e histórico
- Produtos/serviços oferecidos
- Categoria, descrição e composição do produto/serviço
- Posicionamento e preço do produto/serviço no mercado
- Distribuição e venda do produto/serviço
- Participação do produto/serviço no mercado
- Pontos positivos e negativos do produto/serviço
- Mercado e concorrentes diretos e indiretos
- Perfil do consumidor atual (geográfico, demográfico, psicográfico, hábitos de consumo e de mídia, decisor e influenciador da compra, etc)
- Objetivo estratégico da empresa com relação a campanha
- Verba destinada para a campanha

Elaboração do plano
É onde se planeja o que se vai fazer para resolver o problema e atender os objetivos do cliente. Os itens bases desta fase são:
- Descrição dos objetivos da campanha
- Metas
- Resumo do diagnóstico com pontos positivos e negativos do produto/serviço e o problema a ser resolvido
- Target da campanha (com que público vamos trabalhar)
- Posicionamento do produto/marca esperado com a campanha
- Praça escolhida para a campanha
- Período da campanha
- Promessa básica da campanha
- Conceito e mensagem da campanha
- Ferramentas do marketing que serão utilizadas
- Estratégia de divulgação (meios utilizados para a divulgação da campanha)
- Cronograma
- Detalhamento de investimentos

Apuração dos resultados
É a fase onde se comprova a eficiência da campanha, seus acertos e seus erros. Alguns métodos são utilizados:
- Pesquisa do dia seguinte: no dia seguinte ao lançamento da campanha é feito pesquisas junto ao target pra saber se viram os anúncios e a opinião a respeito
- Controle das vendas Em caso de promoção, controle de participantes

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