quinta-feira, 17 de setembro de 2009

modelos de briefing

PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
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VOCÊS DEVEM ADOTAR UM MODELO - escolher- e o grupo apresentar



Briefing de Criação

Marca:

Produto / Serviço:

Cliente:

Data:

A Estratégia para a venda

Marca / Produto / Serviço
Fazer uma descrição sucinta da marca / produto / serviço que devemos vender.

1. Posição da Marca:
Qual a posição atual que a marca ocupa na mente do consumidor? Por que?

2. Objetivo da Marca:
Qual deveria ser a posição que a marca deveria ocupar na mente do consumidor? Qual o espaço na mente do consumidor queremos para a marca?

3. A plataforma da idéia para a venda:
3.1. Conceituação do Target: que grupo de consumidores, delineados por valores, atitudes, anseios comuns, .... desejamos alcançar?
3.2. O íntimo da cobiça: - O que garante, profundamente, que a cobiça, a necessidade, a esperança, o medo, ..., de nosso Target fosse melhor preenchido pelo produto, serviço, marca? - Qual a virtude detonadora do produto / serviço / marca
3.3. O papel do produto - a razão para acreditar: - Qual o papel funcional desta categoria de produto / serviço com relação aos conceitos do "target"? (racionais e emocionais)
3.4. A essência da marca: - O que o produto ou o serviço e até mesmo a marca agrega de valor ao consumidor?

Lembre-se SEMPRE:

A campanha deve:
Falar a língua do público-alvo.
Trazer do coração o íntimo da cobiça.
Fazer a ponte da essência do desejo até o papel do produto.
Alavancar a razão para acreditar.
Enfocar o diferencial da marca.
Dizer a VERDADE BEM DITA DA MARCA.

http://visit.geocities.com/visit.gif?&r=http%3A//www.geocities.com/comunidemo/briefing/criacao.htm&b=Netscape%205.0%20%28Windows%3B%20pt-BR%29&s=1280x800&o=Win32&c=32&j=true&v=1.2setstats1

Briefing Geral

PRODUTO:
Nome:
Categoria:
Local de consumo:
Embalagem:
Formas de uso:
Preço:
Composição:
Imagem no mercado:
Diferenças em relacao à concorrência:
Pontos positivos:
Pontos negativos:
Influências às quais o produto está exposto
:

MERCADO
Tamanho do Mercado:
Mercado Principal:
Participação do Produto no Mercado:
Evolução do Mercado:
Sazonalidade:

CONSUMIDOR
Quem consome / usa:
Hábitos em Relação ao Produto:
Hábitos não Relativos ao Produto:
Influências a que o Consumidor está Exposto:
Quem Compra e Onde:
Quem Decide a Compra
:

DISTRIBUIÇÃO
Canais:
Como melhorar;
Restrições à distribuição
:

PREÇOS
O preço e sua relação com a concorrência:
Restrições ao estabelecimento do preço:
Relação consumidor x preço:

RAZÕES DE COMPRA
Racionais:
Emocionais:
Benefícios que o consumidor espera do produto
:

CONCORRÊNCIA
Definição do Principal Concorrente:
Preços do Concorrente:
Política de Vendas:
Principais Campanhas Publicitárias
:

http://visit.geocities.com/visit.gif?&r=http%3A//www.geocities.com/comunidemo/briefing/geral.htm&b=Netscape%205.0%20%28Windows%3B%20pt-BR%29&s=1280x800&o=Win32&c=32&j=true&v=1.2setstats1

Briefing de Produto

PRODUTO
Nome:
Categoria:
Embalagens:
Variantes do produto:
Preços do "consumidor":
Qual a imagem da marca?
Quais as principais características diferenciadoras em relação à concorrência?
Quais os principais pontos positivos do produto?
Quais os principais pontos negativos do produto?
Outras influências (ambientais, culturais, sociais, etc.)
:

MERCADO
Qual o tamanho do mercado?
Quais os principais mercados?
Qual a participação de mercado que a empresa pretende ter com estes produtos?
Qual seria a evolução deste mercado?

CONSUMIDOR
Público alvo primário (quem compra)
Público alvo secundário (usuário direto)

Para quais tipos de empresa de adequaria as variantes do produto (porte, nº de funcionários, filosofia, ramo de atividade, etc)

Descreva influências estruturais, conjunturais, sociais, políticas e economicas que o comprador / usuario esteja exposto e que possa ser relevado

Quem decide a compra do produto, e normalmente como ela é feita

DISTRIBUIÇÃO
Quais e quantos são os canais a serem utilizados
Existirão outras alternativas para distribuicao?

PREÇOS
Qual a relacao do preco do produto com o preço da concorrencia?
Existem restricoes legais para se estabelecer o preco?
Quais serao os criterios adotados para se estabelecer o preco?
Qual a relacao da empresa / publico alvo quanto ao preco deste produto (custo / beneficio)

RAZÕES DE COMPRA DO PRODUTO
Qual a razao de compra mais frequente: politica ou real preocupacao social?
Porque o publico alvo prioritario compraria?
Por que o usuário final concordaria com a compra?
Quais os beneficios que ambos esperam desse produto?

CONCORRÊNCIA
Defina os principais concorrentes diretos, produtos e fabricantes

Quais os precos praticados pelos concorrentes?

Qual a política de vendas praticada pelo concorrente?

Pontos positivos e negativos dos produtos concorrentes

Comente sobre os produtos dos concorrentes diretos e indiretos, suas influencias sobre o mercado e sobre o produto

Comente sobre a atuacao da concorrencia com relacao à comunicacao ou promocao de seus produtos

OBJETIVOS DE MERCADO
Defina objetivos de mercado para este produto: quanto espera vender e em que período; aumentar a participacao para quanto, em quanto tempo; etc)



((( FAZER APRESENTAÇÃO )))

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