segunda-feira, 7 de setembro de 2009

CIM

Pessoal, tardo mas não falho. Segue matéria de CIM.

Comunicação Integrada de Marketing

O que é CIM
Conjunto de esforços e ações estratégicas de comunicação planejadas e praticadas por uma empresa com o objetivo de agregar valor a sua marca e de consolidar sua imagem perante o público.

Características
- Integração das mídias e interação entre elas
- Deve ser consistente, clara e criativa de maneira a envolver o público;
- Deve atingir os clientes certos, no local certo, com mensagens certas e nos meios eficientes;
- Deve ter interação e esforço de TODA a companhia para não “soar falso” e colocar em risco toda uma estratégia bem pensada.

Ferramentas de CIM
- Propaganda
- Promoção e Merchandising
- Endomarketing
- Marketing digital e novas mídias
- Eventos
- Relações Públicas

As agências de propaganda convencionais atuam apenas no mercado de propaganda, restringindo seus trabalhos a criação e veiculação de peças publicitárias em meios convencionais.
As agências de comunicação integrada possuem núcleos de trabalho que, atuando de forma coordenada e conjunta, oferecem um conjunto de ações planejadas ao cliente.

Case 1 – SuperCopa CompreBem

O Objetivo
O Grupo Pão de Açúcar construiu um Centro de Treinamento para formar futuros craques para o futebol brasileiro. Por meio do Programa SuperBola, idealizado por Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar, são preparados garotos para o esporte e para o varejo. Descobrir garotos de garra para o futebol e, principalmente, para a vida é o grande objetivo do case SuperCopa CompreBem.

A Estratégia de Marketing
Foi utilizado a tradicional "peneira”, porque normalmente os "boleiros" têm raríssimas oportunidades de se apresentar. A diferença é que na peneira SuperCopa CompreBem, o desempenho do atleta é avaliado durante uma temporada de 40 dias.
Para selecionar esses garotos, de 13 a 17 anos, junto às comunidades carentes, foi criada a promoção esportiva SuperCopa CompreBem.

Entrosamento entre as Ferramentas de Comunicação
Para envolver e cativar toda a comunidade, desde os funcionários das lojas CompreBem até os familiares dos garotos, passando por todos os clientes, foram utilizados os principais recursos de propaganda, ações no ponto-de-venda, mala-direta, promoção esportiva, merchandising, incentivo, internet e assessoria de imprensa, com todos falando a mesma linguagem.

Padrinho Pentacampeão
Para a divulgação da SuperCopa CompreBem foi utilizada o testemunhal e a imagem positiva do Cafu, devido a sua à grande preocupação com os programas sociais. Sua imagem foi veiculada na campanha por meio de filmes para TV, spots de rádio, anúncios em jornais e revistas, Internet, cartazes e banners de ponto-de-venda e mala-direta com mensagens de incentivo do atleta, além da sua presença nos eventos de abertura e encerramento.

Comunicação de Gente Grande para Garotos
A SuperCopa CompreBem é a maior "peneira" já realizada no futebol mundial, com 72 mil candidatos logo na primeira edição. Para atrair os garotos, montou-se uma verdadeira operação de guerra. Centenas de promotores, selecionados e treinados permaneceram nas 143 lojas CompreBem participantes para distribuir as fichas de inscrição e esclarecer dúvidas. A cada mês, milhares de folhetos foram distribuídos e, para auxiliar na divulgação, informação e inscrição, todas as lojas foram decoradas com banners e painéis informativos.
Para essa ação no ponto-de-venda foram criados cartazes, banners, urnas, regulamentos, fichas de inscrição e kits com bolsa, caneta e prancheta para os monitores. A própria inscrição gerou uma grande circulação de pessoas da comunidade em torno das lojas participantes, fortalecendo a imagem do CompreBem na região.

Envolvimento Total
Para envolver todos os funcionários da rede CompreBem, foram realizados treinamentos internos e criados diversos materiais de motivação, de forma que todos falassem a mesma linguagem em qualquer uma das 19 cidades do Estado de São Paulo envolvidas.A assessoria de imprensa e a Internet garantiram o acompanhamento dos principais lances do campeonato, mantendo toda a torcida e os atletas motivados.
A SuperCopa CompreBem teve oito sedes, espalhadas entre a Grande São Paulo, a Baixada Santista e cidades do Interior do Estado, e cada uma abrigou 16 times. No total, os 128 equipes reunirão 2.304 atletas, divididos em duas categorias - sub 15 e sub 17 anos. Depois de 480 jogos, a grande final foi realizada no dia 21 de dezembro, no Estádio do Pacaembu. Para a maioria dos garotos, esta foi a oportunidade de pisar pela primeira vez num gramado onde já atuaram os grandes ídolos do futebol nacional.

Todos Vestindo a Mesma Camisa
Os organizadores da SuperCopa CompreBem forneceram todo o material esportivo, com exceção das chuteiras. Para assegurar a unidade de imagem e de linguagem de toda a comunicação, foram criados e produzidos os uniformes dos atletas, técnicos, coordenadores e de todo o staff da SuperCopa CompreBem. Assim, foi garantido mesmo padrão da promoção em todos os campos e etapas do campeonato.

Patrocinadores em Campo
Foi criado todo o material de merchandising dos patrocinadores com suas marcas nos uniformes, materiais de divulgação, placas de campo, blimps, anúncios, papelaria etc.

Promoção Dentro da Promoção
O evento foi enriquecido com um jogo entre o Daniel Futebol Clube e o Amigos do CompreBem. Uma promoção especial que também integrou a estratégia de comunicação e contou com a presença do próprio Abilio Diniz e autoridades do esporte.

Café-da-manhã no CompreBem
1152 garotos participaram da promoção Café-da-Manhã no CompreBem para um momento de confraternização entre atletas e funcionários, gerando grande circulação nas lojas.

Resumo
• 72 mil garotos atrás de um sonho
• 19 cidades envolvidas
• 143 lojas participantes
• 2.304 passam pela maior peneira do mundo
• 128 equipes com 18 atletas cada
• 72 futuros craques selecionados
• 200 jovens se preparando para o varejo

Resultado SuperBola:
Um Sonho que se Realiza com os PésEsse é um dos maiores programas de inclusão social já criados no Brasil e atende, neste primeiro ano, 272 jovens com idade entre 13 e 17 anos. Desse total, 72 estão em treinamento intensivo para seguir carreira com a bola nos pés e todos os garotos, com mais de 16 anos, têm a oportunidade de passar por cursos de iniciação profissional na área de comércio varejista, ministradas pelo Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano.

Criação, Planejamento, Desenvolvimento e Coordenação GeralA J.Cocco criou o conceito e todo o mecanismo do campeonato SuperCopa CompreBem, visando envolver toda a comunidade em torno das lojas CompreBem.

Tipos de propaganda
- Propaganda Institucional: visa a construção e fortalecimento de uma marca ou empresa, por meio de peça única ou campanha.
- Propaganda Promocional: visa a divulgação de uma promoção específica de empresa, serviço ou produto, por meio de uma campanha estratégica.
- Propaganda Política: visa divulgação e fortalecimento de político ou partido por meio de campanha.
- Propaganda de varejo: são as destinadas a empresas varejistas, visando promoção de seus produtos e serviços, por meio de peças únicas ou campanhas.

Exemplo de campanhas:Institucional: Pão de Açúcar – O que faz você feliz
Promocional: Koleston - Cores Cativantes que Transformam você
Política: Case da campanha de Barack Obama
Varejo: Vídeos exemplos do Magazine Luiza, Baú Crediário, Natal Ponto Frio e Feirão Ford


PROMOÇÃO DE VENDAS
- Complementa os esforços de propaganda na venda do produto ou serviço ofertado
- Ocasiona estímulos capazes de gerar demanda de um produto ou serviço em curto prazo
- Amplia ou reforça o desejo de compra
- Constrói oferta e explora a fidelidade à marca
- Os resultados podem ser sentidos de imediato pelo fabricante ou anunciante

Objetivos
- Acelerar as vendas
- Bloquear a penetração da concorrência
- Criar novas razões de consumo
- Reativar um produto/serviço com vendas em declínio
- Promover um novo produto/serviço
- Aumentar a eficiência e a eficácia da força das vendas
- Estimular a rede de intermediários

A quem se destina
- Ao vendedor:
Ministrando cursos, eventos, congressos, etc, que auxilie a desempenhar bem sua função.
Criando e ofertando materiais de divulgação de produtos/serviços bem elaborados e completos para estimular o desejo de vender.
Promovendo concursos de vendas com premiações desejada pelos vendedores.

- Ao revendedor:
Promovendo cursos especiais para ensiná-los a vender os produtos/serviços e técnicas gerais de vendas.
Auxiliando no desenvolvimento do layout da loja, colocando o produto em destaque.
Promovendo concursos de vendas com premiações desejada pelos vendedores.

- Ao consumidor final:
Reforçando e ampliando a ação da propaganda, nas diversas modalidades de promoção de vendas.

Verba
Não existe fórmula para se destinar verbas para promoção de vendas.

A prática de mercado para determinar verba quando é lançamento de produto/serviço é calcular uma porcentagem sobre o potencial de mercado e as expectativas de venda estabelecida no planejamento estratégico.

Quando já é existente se extrai uma porcentagem sobre as vendas médias do produto.

Campanha Promocional

Deve conter as seguintes informações:

1) Objetivo
2) Meta
3) Público-alvo
4) Duração (início, informação adicional e término)
5) Mecânica
6) Premiação
7) Justificativa
8) Materiais promocionais (folhetos, cupons, urnas, material de pdv)
9) Verba utilizada

Campanha Promocional Kibon – iPod no Palito

Com o propósito de substituir a famosa e antiga promoção dos sorvetes Frutare, a Kibon não exitou e ousou muito, criando a Promoção iPod no Palito.

Objetivo:
- Estimular as vendas na estação verão, com aumento de 40% sobre o0 verão passado
- Promover a marca Kibon perante o consumidor
- Agregar valor a marca, mostrando criatividade e modernidade

Meta:
Cumprir os objetivos estabelecidos em 3 meses e meio de promoção

Duração:
De 18 de Dezembro de 2007 a 31 de Março de 2008.

Público-alvo:

- Primário: consumidores do sorvete Frutare
- Secundário: consumidores da concorrência (La Fruta – Nestlé), Jundiá, entre outros

Premiação:
Serão distribuídos 10 mil iPods Shuffle da Apple nas embalagens de Frutare.

Verba:
R$ 12 milhões

Justificativa:
Pesquisas realizadas com consumidores da marca apontaram que um dos maiores anseios era ser premiado no ato da compra, sem precisar ir a postos de troca. A pesquisa também mostrou que a música tem uma ligação com a Kibon, da mesma forma que o música e sorvete lembram momentos agradáveis e de confraternização.
Moderno e desejado, o iPod da Apple é um produto que agrada a todas as idades.

Divulgação:
- Cartaz no PDV
- Anúncio de revista
- Comercial de 30”
- Vídeo de 2’ na internet e para os distribuidores

Resultado:
- 10 mil ganhadores
- 40% de aumento nas vendas em relação ao ano anterior
- 2 Leões em Cannes, a maior premiação da área
- Gerou ainda mais valor para a marca Kibon

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