quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

OPERCAIONAL DE MÍDIA

Agora segue das aulas de quinta.
Até dia 12!!!!
Danuza


DEPARTAMENTO DE MÍDIA
O que é?
É o departamento da agência que mantém todas as relações com os meios e veículos de comunicação.

Funções e principais atividades
- Contratar e negociar o espaço publicitário nos meios e veículos de comunicação (TV, rádio, internet, jornais e revistas, mídias digitais e interativas)
- Pesquisar sobre o target e seus hábitos de mídia e de consumo
- Acompanhar a chegada do material no veiculo
- Acompanhar e checar a veiculação dos espaços comprados
- Fazer remajemento na grade quando ocorrer possíveis problemas Receber todos os veiculos de comunicação para conhecimento da grade e investimentos


Profissionais que atuam
- Gerente de mídia: é o profissional responsável pelo departamento. Ele supervisiona todos os processos, planos e negociações com os veículos
- Planejador de mídia: é o profissional que planeja as ações de mídia para os clientes da agência. Recebe as grades, a audiência, cobertura e investimentos, acompanha o recebimento do material no veiculo e a veiculação
- Assistente de mídia: auxilia o planejador nas tarefas diversas do departamento


Papel e importância dentro da agência
- Depois que o briefing é passado pelo atendimento, é feito o plano de comunicação juntamente com o plano de mídia
- As peças definidas nestes planos são passadas para a criação juntamente com formatos especificados
- Conhecer os hábitos do target é o passo mais importante para um bom plano de mídia
- Atingir de fato o público da marca do cliente é o principal desafio do departamento, evitando dispersão de informação e gastos desnecessários


Anuário de mídia
É um diretório com informações cadastrais de mais de 7 mil veículos de comunicação do País, pela editora Meio & Mensagem, com circulação em outubro de cada ano.
Os dados são atualizados a cada edição e divididos em 2 volumes:
1)O volume Regiões traz veículos das áreas de cinema, televisão, rádio, jornal, outdoor e mídia exterior, divididos por regiões, estados e municípiosO volume Segmentos traz revistas, guias e listas, internet e TV por Assinatura organizados por segmentos
-Traz detalhes como perfil editorial, público-alvo e dados numéricos de relevância para quem investe em mídia no Brasil.
- O volume Segmentos que traz informações sobre pesquisas de Mídia com dados dos principais institutos de pesquisas: Datafolha, IBGE, Ibope Mídia e Net/Ratings, Inter-Meios, IPSOS Marplan e Target.


Pedido de material
Após definição do plano de mídia e das peças que serão criadas, o mídia solicita aos veículos os formatos e especificações de cada uma das peças. Ex.:
- TV: filme de 15”, 30”, 60”, 90”, beta analógica ou digital
- Rádio: spot/jingle de 15”, 30”, 60”, 90”,
- Revista: formato: 21x28cm, 42x28cm; sangria e marca de corte
- Jornal: linhas e colunas, página inteira, meia página, ¼ de página
- Internet: html, flash, pop-up, banner, full banner, botão
- Quando a peça é aprovada pelo cliente, a criação passa para o finalizador ou produtora (vídeo, som e internet) para que essas peças possam ser finalizadas no formato especificado pelo veículo.


Reserva de espaço
- Quando o plano de mídia é aprovado e autorizado pelo cliente, o departamento de mídia deve fazer a reserva do espaço planejado
- Alguns veículos aceitam reservas pelo e-mail
- As emissoras de TV possuem uma interface online de reserva
Assim que a reserva chega no departamento de reservas da emissora, é enviada uma confirmação de que aquele espaço foi realmente reservado


Compensação
- Em TV e rádio, as vezes, ocorre que na hora da reserva outro anunciante/agência fez uma reserva segundos antes da sua
- O veículo vai dar um bônus em outro programa da sua grade, sempre com público semelhante, ou ainda em outro dia no mesmo break para compensar este imprevisto
- Nos veículos impressos como revista e jornal, existe compensação quando ocorre erros de impressão (cores lavadas), impressão torta, ou ainda em desacordo com o espaço comprado. Geralmente essas compensações veem em forma de descontos para próximos anúncios
- Na internet pode acorrer erros de seções e a compensação também vem em forma de descontos, bônus ou tempo a mais do que o comprado


Remanejamento
- Em TV ou rádio pode ocorrer de um programa sair do ar subitamente e a emissora fará um remanejamento na grade e, por conseqüência, nos espaços comprados pelos anunciantes. Nestes casos, o anunciante escolhe programa similar ou mantém no programa substituto os comerciais que veicularia
- Nos meios impressos e na internet isso é pouco comum, pois as páginas são bem definidas e as seções também. Quando houver problemas, os veículos em acordo comas agências e os anunciantes chegam num acordo de remanejamento


MÍDIA: MEIOS DE COMUNICAÇÃO E VEÍCULOS

Meio de Comunicação x Veículo de Comunicação
- Meio de comunicação é todo instrumento ou forma de conteúdo utilizado para a realização do processo comunicacional
- Quando for meio de comunicação de massa pode ser também chamado de mídia
- Existe também os meios de comunicação individuais, como telefone, carta, sedex Já veículo é o organismo de determinado meio de comunicação. Ex.: A Rede TV é um veículo do meio de comunicação Televisão

Principais Meios de Comunicação
- TV aberta
- TV fechada
- Cinema
- Rádio
- Internet
- Revista
- Jornal
- Mídia exterior


Características dos Meios de Comunicação
1.TV Aberta
- Principal meio de comunicação de massa do país
- É gratuita
- Atinge 95% dos brasileiros
- Informa, entretem, seduz
- Público diversificado, de todas as idades, regiões e classes sociais
- Programação mista
- Grande credibilidade junto ao público
- É o meio de comunicação com maior investimento publicitário com aproximadamente 58% do total, cerca de R$ 2.400.000.000,00
- Custo elevado dos anúncios


2. TV Fechada
- Meio de comunicação com alta segmentação
- Audiência qualificada, com maior grau de instrução
- Classes A, B e C, de todas as idades e regiões, com maior concentração nas regiões sul e sudeste
- Programação variada, focada no entretenimento e informação
- É paga Melhor definição de imagem e som
-Investimentos em tecnologia e inovação
- Interatividade com o telespectador
- Atinge cerca de 18% dos lares brasileiros
- Recebeu apenas 3,4% dos investimentos publicitários
- Oferece formatos diferentes de anúncios publicitários
- Custo baixo dos anúncios


3. Cinema
- Excelente qualidade de som e imagem
- Associação a lazer e cultura
- Segmentação geográfica, demográfica e de estilo
- Flexibilidade de salas e ações, casando com promocional
-Público altamente qualificado, com maior incidência da classe média
- Baixo custo do anúncio
- Atinge cerca de 10% dos brasileiros Recebeu cerca de 2% dos investimentos publicitários


4. Rádio
- Atinge 89% dos brasileiros
- Cobertura nacional
- Segmentação geográfica, por classe social e hábitos
- Presente em diversas situações do dia-a-dia- Associação a descontração
-Credibilidade junto ao público
- Tempo médio é de 3h30
- O investimento publicitário no rádio é cerca de 3,5% Formatos de anúncios diferenciados


5. Internet
- Público qualificado, prioritariamente das classes A e B
- Associação a tecnologia e inovação
- Qualidade no design gráfico
- 24 milhões de internautas no Brasil
- Tempo médio de conexão é de 22 minutos
- Segmentação demográfica e por perfil
-Fácil de mensurar
- Pouca credibilidade
- Recebeu cerca de 4% dos investimentos publicitários
- Investimentos relativamente altos nos anúncios
- Formatos diferenciados, com dinamismo e interatividade


6. Revista
- Cobertura nacional e regional
- Atinge uma média de 38% dos brasileiros
- Alta segmentação geográfica, demográfica, por perfil e hábitos
- Público diversificado de todas as classes sociais
- Grande credibilidade junto ao público
-Permanência de exposição da mensagem
- Qualidade gráfica e editorial
- Formatos diferenciados com texturas e cheiros
- Recebeu cerca de 8% dos investimentos publicitários
- Investimentos de anúncios tem preços variados


7. Jornal
- Cobertura regional
- Atinge uma média de 42% dos brasileiros
- Baixa segmentação
- Público qualificado, concentrado nas classes A e B
- Grande credibilidade junto ao público
-Permanência de exposição da mensagem
- Qualidade gráfica comprometida
- Recebeu cerca de 8% dos investimentos publicitários
- Investimentos elevados dos anúncios


8. Mídia Exterior
- É toda publicidade veiculada ao ar livre
- As peças podem ser: outdoor, frontlight, backlight, empena, placa de canteiro, taxidoor, busdoor e painel eletrônico
- Grande visibilidade perante o público
- O outdoor tem durabilidade baixa, devido ser feito em papel
- Busdoor e taxidoor atingem milhares de pessoas por estarem em movimento
-Alta segmentação geográfica e flexibilidade de anúncios
- Mensagens curtas e de grande impacto
- Geralmente utilizado como meio de apoio
- Atinge 85% dos brasileiros
- Recebeu cerca de 2% dos investimentos publicitários


Principais veículos de cada meio de comunicação
- TV aberta: Rede Globo, Rede Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV e TV Cultura
- TV fechada: Sony Entertainment Television, ESPN, Warner, Universal, Fox
- Cinema: Cinemark, UCI, PlayArte
- Rádio: JovenPan, Transamérica, Rádio Globo, Tupi, CBN, Alpha
- Internet: Uol, Terra, Globo, IG
- Revista: Veja, Exame, IstoÉ, Caras, Claudia, Playboy, Boa Forma, Tititi, Capricho
- Jornal: O Globo, Estado de SP, Gazeta Mercantil, A Tarde (BA), Diário Popular (RS), O Paraná (PR), Jornal de Hoje (RJ), Diário Catarinense (SC)
- Mídia Exterior: Central de Outdoor, Outdoor Supply

Um comentário:

  1. Que legal este post !! trabalho com Taxidoor e o Senac está em campanha neste momento na cidade de Santos ! confira em nosso blog

    http://taxidoor.blogspot.com/2009/12/senac-circula-nos-taxis-de-santos.html


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