quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Matéria Mídias Interativas

PESSOAL,
Segue matéria das aulas de terça (Mídias Interativas).
Bom estudo nas férias kkkkkk.
Brincadeira. Boas féstas, boas férias e voltem dia 12/01/10 com todo gás.
Danuza


PLATAFORMAS DIGITAIS

BLUETOOTH
- Padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis
- Uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos
- A transmissão de dados é feita através de radiofreqüência, permitindo que um dispositivo detecte o outro desde que estejam dentro do limite de proximidade
- Dispositivos que utilizam bluetooth:
Computadores, smartphones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras
- O alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metrosClasse 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metrosClasse 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro


SMS
- SMS (Short Message Service) é o nome dado ao serviço de mensagens curtas (de até 140 caracteres) para telefones celulares
- Um canal de comunicação objetivo e extremamente ágil
- O processo de envio e recebimento de SMS é simples e imediato
- A convergência entre a Internet e a telefonia móvel (comunicação sem fio), processo que vem sendo chamado no meio empresarial como mobile business ou m-business


IPOD
- iPod é uma marca registada da Apple e refere-se a uma série de tocadores de áudio digital
- Desde 2008 a linha atual da Apple destes reprodutores digitais de mídia, inlcui o iPod Classic, Shuffle, Nano eo Touch
- Outros produtos antigos incluiam o iPod Mini e o Photo, que agora incluem o iPod Classic
- Interface simples para o usuário, centrada no uso de uma roda clicável
- O iPod Classic utiliza um disco rígido acoplado
-Todos outros modelos utilizam memória flash
- O iPod pode servir como um armazenador de dados quando conectado a um computador
- O iPod Touch responde ao toque na tela, permite ao usuário acessar a internet sem fio (wireless, wi-fi 802.11b/g), além de poder usar mais que três mil aplicativos do iPhone.


IN-GAME AD
- Jogos de computador e vídeo-game são usados como mídia para anúncios de marcas e produtos
- Em 2005 foram investidos $ 56 milhões
- Projeção de investimentos de mais de $ 1 bilhão até 2010
Os anunciantes veem nessa modalidade de mídia a oportunidade de impactar homens de 18 a 45 anos que negligenciam a TV
- As modalidades nesta nova mídia incluem:
* Anúncio Estático: são anúncios sem movimentos, na forma de placas, que aparecem em jogos de esporte principalmente, que não podem ser alterados. Ex.: Fifa Soccer

* Anúncio Dinâmico: diferente do estático, o anúncio dinâmico pode ser alterado remotamente pela agência, no espaço do anunciante
- Os anúncios podem ser direcionados geograficamente ou no horário
determinado
- Informação pode ser enviada de volta pelo aparelho do jogador sobre
o desempenho do anúncio, como tempo gasto olhando os anúncios,
tipos e ângulos de anúncio que podem ser usados para futuras campanhas

- Em outubro de 2008, placas do candidato a presidência Barack Obama apareceram no jogo Burnout Paradise


* Presença online: quando uma marca está presente no mundo virtual , fazendo parte fisicamente do jogo

- Algumas marcas utilizam este espaço para testar idéias
- Pode-se ter, por exemplo, uma loja da marca inserida no jogo

* Anúncio Casual: os anúncios aparecem no jogo criando um aspecto natural, não como forma de patrocinadores, como nas demais modalidades
- Alguns produtos são inseridos no jogo, como parte dele. Exemplo: os carros Lexus, Lamborghini e Ducati no jogo da Atari Test Drive Unlimited


INTERNET
- Ferramenta mundial de comunicação, informação e entretenimento
- Em março de 2009 já eram 1.596.270.108 internautas no mundo

- O Brasil tem aproximadamente 24 milhões de internautas ativos
- É a 4ª nação mais conectada do mundo, com uma média de conexão de 22h10min
- A participação da internet no mercado publicitário é de apenas 4%, com projeção para 10% até 2014
- Os principais meios de interação na internet, são:
* Portais
* Sites
* Hotsites
* Blogs e sites de relacionamento

- As formas mais usuais de anúncios na internet são:
* Banners
* Pop-ups
* Retângulo
* Botão
* Vídeo
* Links patrocinados
* Texto em blogs e redes sociais



CONCEITOS DIGITAIS

Tráfego
- É a quantidade de informações trocadas entre o servidor e os computadores que acessam um determinado site
Informações enviadas pelo visitante ao servidor (solicitações de páginas, e-mails, arquivos, textos, etc) e pelo servidor ao visitante (páginas, textos, imagens, sons, arquivos, e-mails, etc) somarão à contagem do tráfego o valor referente ao tamanho de tais informações
- Ex.: se uma página inicial tem um tamanho total de 1MB e 1.000 pessoas visualizam esta página inicial, ela estará gerando um tráfego de 1.000MB (1GB)


Portal
- São as páginas na internet que servem como ponto de acesso direto a um conjunto de serviços e informações
Muitos portais permitem que o usuário encontre, em uma mesma página, acesso a e-mail, vídeos, notícias, entretenimento, esportes, downloads, jogos, rádios, blogs, fotologs, sites de humor e informações sobre programação de TVs, entre outros serviços e conteúdos
-Portal corporativo é um conceito para um website que serve como interface ou canal único para a informação de uma companhia e sua base de conhecimento para seus colaboradores e, possivelmente, para clientes, parceiros de negócios e também para o público em geral
- Ex.: www.globo.com
www.uol.com.br
www.sp.senac.br
www.terra.com.br


Portais e Sites Verticais
- Aborda um tema ou um conteúdo bem definido
- Todo o site é desenvolvido para falar somente de sua área de atuação, tendo um foco exclusivo
- Seu conteúdo se encaixa ao segmento que o site aborda
- Ex.: www.wmonline.com
www.portaldapropaganda.com
www.webmotors.com.br
www.portaisdamoda.com.br


Portais e Sites Horizontais
- Se encontra muito conteúdo diferenciado, organizado em diversas categorias que não se encaixam em um conteúdo específico
- Aborda vários assuntos de vários temas diferentes (astral, economia, namoro, turismo)
- Por englobar diversos conteúdos, os públicos que acessam são bem diversificados
- Ex.: http://tecnologia.uol.com.br
http://carros.uol.com.br
http://estilo.uol.com.br


Usuário Único
- Uma pessoa ou navegador individual que acessa um site ou visualiza um conteúdo ou anúncios únicos
- O site pode ter visitas durante toda a semana, mas se acessado do mesmo computador contará apenas como uma, ou usuário único


Pageviews
- Número de acessos ou pageviews é o número de vezes que uma página da internet é visualizada em algum navegador
- É um dos instrumentos mais importantes para medir a audiência de um site ou portal


Impressão
-Unidade referente à exposição a um banner na web. Cada vez que um banner é carregado, ou seja, aparece por inteiro na tela, é contabilizada uma impressão
- Em uma campanha publicitária na web compra-se o formato e número de impressões de determinada peça, por um tempo pré-estabelecido
-Ex.: se o cliente desejar uma veiculação com um mês de duração, e adquirir 100.000 impressões, elas serão distribuídas ao longo dos 30 dias
- O banner terá exposição rotativa, ou seja, aparecerá alternadamente com banners de outros anunciantes que estiverem no mesmo local


Click Through – CTR
- É o percentual de número de vezes que um banner ou peça publicitária foi clicado num site/portal
- O cálculo é obtido através da divisão do número de cliques obtidos pelo número de impressões entregues
- Ex.: se uma peça publicitária teve cem impressões e obteve um clique, o CTR foi de 1%


CPC e PPC
- CPC Custo por Clique ou PPC Preço Pago por Clique é o valor pago por um clique único
- É a forma que os sites de busca cobram pelos links patrocinados
- Quanto maior for o CPC ou PPC, mais exposição no site ou portal e mais chances de estar nas primeiras posições terá o anunciante


CPM
- Ou Custo por Mil Impressões é o sistema de preços cujo valor é fixado previamente e cobrado do anunciante a cada mil vezes que uma determinada peça publicitária é exibida em um site, independentemente se ela for clicada ou não

- É o modelo padrão nas campanhas em mídia impressa e eletrônica
- Ex.: o valor total de uma campanha é R$ 15 mil e o total de impressões é de 2.400.000
15.000 x 1.000 = 15.000.000
R$ 15.000.000 / 2.400.000 = R$ 6,25


FORMATOS DE MÍDIA ONLINE


Banner
- É o formato de anúncio mais tradicional da Internet, composto por uma imagem ou arquivo Flash (podendo conter animação)
- Geralmente fica na parte superior do site


Expand banner
- O Expand Banner consiste em um full banner que, mediante um clique ou a passagem do cursor do mouse, se expande para uma área maior
- Este formato precisa ser composto por imagens (JPG, GIF, PNG) ou animações em Flash


Skycrapers
- É um formato de banner vertical, com posicionamento lateral
- Pode ser composto por uma figura (JPG, GIF ou PNG) ou por animação em Flash


Pop-up
- São janelas que abrem juntamente com o navegador, trazendo as peças publicitárias de maneira “isolada”


Intertistial
- Formato em que o usuário clica no link e antes de ser redirecionado para a página requerida é simulado uma publicidade em formato de tela cheia durante alguns segundos


DHTML
- Anúncios que aparecem “flutuando” sobre o conteúdo do site.
- Podem ser imagens ou animações (GIF ou Flash) e códigos em Java Script auxiliares para gerar efeitos variados


Hotsite
- São sites de lançamentos de produtos, serviços ou de eventos
- Seu tempo no ar é de pouca duração
-Mesmo que sejam de marcas famosas, não são institucionais, e sim promocionais
http://bbb.globo.com/
http://www.diamondresidence.com.br/
http://www.skolbeats.com.br/


Link Patrocinado
- Muito utilizado nos sistemas de buscas da Web
- De acordo com que o usuário digitar no formulário de busca é inserido no sistema a publicidade de acordo com a palavra-chave
- Normalmente os primeiros resultados nos resultados das buscas são links patrocinados


Ear Ad
- Consiste em uma pequena imagem no canto da tela.
- Ao passar o mouse sobre a “orelha” a mensagem aparece


SEO – SEARCH ENGINE OPTIMIZATION


Cenário da internet
- Os sites de busca são os mais acessados da internet
- É através deles que um produto ou marca pode chegar até um potencial cliente
- O Google é site mais visitado por minuto no mundo
- A internet foi o meio de comunicação que mais cresce nos últimos anos
- Os sites relacionados nas primeiras posições recebem mais da metade das visitas


O que é
- Em português é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas
- É a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca
- O objetivo desta técnica é que o site apareça nas primeiras posições nos sites de busca, gratuitamente
- Os sites de busca ranqueiam os sites, de acordo com sua relevância definida por algoritmos (cálculos que definem a importância do site), mas os critérios são desconhecidos


Como funciona
- Ao criar um site, deve-se levar em consideração seu desenvolvimento: Urls claras, utilização dos padrões web, títulos de página racionais e a correta utilização das tags html Ao fazer a busca, os buscadores leem os algoritmos dos sites e respondem com as posições de acordo com o ranki


Palavras Chave
-Deve-se verificar as palavras chave mais importantes para o site, que estejam de acordo com seu negócio e objetivo
- Os buscadores encontram um site de acordo com a palavra chave na busca e verificadas no site
- Quanto mais corretas as palavras chave, mais visitantes qualificados visitam o site


Etapas para fazer um bom SEO
Análise geral do site: meio envolvente, concorrência, posicionamento da marca.
Análise de keywords: estudo das palavras chave mais adequadas ao site e efetivas na definição dos objetivos do site (vendas, cliques, difusão de uma mensagem, subscrição, etc.)
Optimização do site: dependendo de como o site esteja alinhado com o algoritmo dos buscadores, necessário modificar o código das páginas, a estrutura e até os conteúdos do mesmo
Link Building: submissão do site a diretórios e outros sites; desenvolvimento de estratégias que visam captar a atenção de webmasters
Acompanhamento do site: fazer a análise das estatísticas de acessos, acompanhar os progressos do site nas páginas dos resultados das buscas, rever o que poderá funcionar melhor, fazer testes comparativos e atualizar o site para acompanhar a constante evolução dos buscadores


Ferramentas
-Existem algumas ferramentas que ajudam na hora de fazer o SEO:
Alexa, PageRank e popularidade

Comparar popularidade no Alexa
Checar o Google PageRank
Prever o próximo PageRank (en)
PageRank em diferentes datacenters


Palavras-chave

Ferramenta de palavras-chave do Google
Ferramenta de palavras-chave do Yahoo
Ferramenta de palavras-chave da Microsoft
Ferramenta de palavras-chave do Word Tracker
Ferramenta de palavras-chave da Keyword Discovery
Palavras-chave com Grafia trocada
Verificador grafia trocadas de palavras da Microsoft
Comparação entre palavras – Google TrendsComparação entre palavras da Microsoft

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